Você percebeu que o nível da água de sua piscina está diminuindo a cada dia? Qual será a causa? A piscina está com vazamento? Qual é a taxa de evaporação da água em piscinas?
Evidentemente, a taxa de evaporação da água varia de piscina para piscina, conforme sua localização geográfica e os diversos fatores que influenciam a mudança de estado físico desse líquido, entre os quais podem ser citados:
• Temperatura da água;
• Agitação da água;
• Temperatura do ar;
• Características físico-químicas da água e pressão de vapor saturado;
• Pressão barométrica;
• Umidade relativa do ar;
• Velocidade do vento.
Fatores para vazamento
Portanto, temos evaporação maior em águas de piscinas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, onde o clima se caracteriza por temperaturas elevadas e baixa umidade.
Avaliando os fatores acima é possível determinar, através de equações matemáticas, porém nenhuma equação será tão precisa quanto o teste prático e simples que descrevemos abaixo:
Testes práticos para verificar o vazamento
1. Em um recipiente plástico coloque cerca de 10 a 20 litros uma quantidade de água da própria piscina, de preferência logo no início do dia;
2. Coloque o mesmo recipiente num degrau da piscina, ou preso à escada, submergindo-o até que o nível de água dentro dele fique na mesma altura do nível de água da piscina; use calços adequados para mantê-lo na posição; no caso de um saco plástico, podem-se utilizar flutuadores para mantê-lo à superfície da água. O objetivo disto é submeter as duas massas de água – a da piscina e a do recipiente – às mesmas condições de temperatura, insolação e exposição.
3. No final da tarde, verifique se há diferença entre o nível da água do recipiente e o da piscina.
o que fazer com os resultados?
Se os níveis forem iguais, significa que a perda de água se deve à evaporação somente e que não há perda de água por outras vias. Porém, se o nível da água da piscina for mais baixo do que no recipiente, pode-se concluir que a piscina está perdendo água por outros meios, isto é, vazamentos. Esses vazamentos deverão ser investigados e estancados. Água, especialmente quando bem tratada, é um bem valioso e nunca deve ser perdida.
Dicas de Lucimara M. Ito, química no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Genco desde 1997.