Como remover manchas de caneta da parede

Todos sabemos que a infância é a fase das curiosidades, descobrimentos, é quando a imaginação e a criatividade são afloradas. É exatamente por isso que todo e qualquer cantinho da casa se torna um imenso quadro para que os pequenos façam seus desenhos e deem os primeiros passos nas palavras.
As manchas de caneta na parede são antigas conhecidas de quem tem filho pequeno em casa e acaba que até a gente, às vezes, dá uma distraída e acaba riscando sem querer. Algumas pessoas já correm para dar mais uma mão de pintura e esconder o dano, mas existem algumas receitinhas bem fáceis que podem nos ajudar na remoção deste tipo de tinta.

Mistura de álcool e sabão neutro

Esse é o bom e velho truque que nunca sai de moda. Ao ver um risquinho de caneta na parede, não tem jeito, os primeiros produtos que passam na nossa cabeça são o sabonete e/ou o álcool. Para retirar tinta de caneta da parede usando sabão, opte sempre por um que seja neutro. Também será preciso um pano branco ou uma esponja macia e água fria. Aplique o sabonete na esponja ou pano e faça movimentos circulares sobre a mancha. Além desses produtos, você vai precisar de dois ingredientes especiais: paciência e fricção. Para não ser surpreendido, é sempre bom fazer um teste antes em algum cantinho da parede para ver como a tinta ou o papel de parede vai se comportar.

Bicarbonato de sódio é uma grande ajuda na limpeza

O bicarbonato de sódio é considerado um produto \”mágico\”, já que possui várias finalidades, é um produto que é sempre bom ter à mão. Além da ajuda na higienização de alimentos, existem várias outras formas de usá-lo, principalmente na limpeza, e uma delas é para retirar manchas de caneta da parede. Para isso, você só vai precisar adicionar o bicarbonato em uma esponja de limpeza úmida (use a parte mais abrasiva do produto) e esfregar na parede de maneira delicada.

Removedores específicos para limpezas pesadas

Para quem não gosta de receitas caseiras e prefere optar por um produto específico, no mercado há disponível uma série deles. Um dos mais utilizados nessa situação é o saponáceo cremoso, mas você também pode optar por um removedor de mancha indicado para limpezas mais pesadas. No primeiro caso, basta você adicionar o saponáceo em cima da mancha, esperar em torno de 1 a 3 minutos e retirar o produto com o auxílio de uma esponja ou pano macio. Já para a segunda opção, você também pode optar por usar uma esponja de aço junto ao removedor de mancha. Só fique atento às recomendações do fabricante quanto ao tempo em que ele deve atuar na parede!

Tinta lousa: para libertar a criatividade

As dicas e receitas de remoção são boas, mas é sempre bom evitar os riscos de caneta na parede, né? Para não desestimular as crianças e, ao mesmo tempo, não danificar a pintura, uma dica é optar por fazer uma parede com tinta lousa e deixar o espaço todo por conta deles. A criança vai poder usar giz para desenhar ou escrever e apagar quando necessário. Ela pode ser aplicada em qualquer parede: sala, cozinhas e, claro, quartos infantis.

Tem uma receita aí? Conte-nos nos comentários…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?