Muitas pessoas não sabem como conservar a água da piscina no período de hibernação que ocorre no inverno e nem imaginam que a má conservação pode gerar danos sérios.
No inverno alguns procedimentos devem ser adotados para que a piscina não seja danificada durante o tempo que ficará sem utilização. Os danos mais comuns são a água se tornar inutilizável, a estrutura ficar comprometida como, por exemplo, danos na bomba, canalização e azulejos que podem ficar soltos.
Os procedimentos de prevenção são simples e podem ser feitos pelo proprietário ou uma empresa especializada. Siga o passo a passo das 11 dicas de como hibernar uma piscina de modo correto:
1 – Limpeza e Higienização: Escove todos os azulejos laterais e do piso, remova toda a sujeira visível como folhas e insetos. Este procedimento é muito importante para evitar a procriação de bactérias e principalmente de algas que tornam a água inutilizável.
2 – Equilíbrio da água: Os diferentes níveis de componentes devem estar com o valor ideal. No caso do cloro ou outro componente utilizado, deve ser aplicado em uma quantidade suficiente para o tratamento de choque e acrescentado em grande quantidade o Algicida. No inverno devemos ficar de olho em todos os parâmetros, mais em especial no teor de cloro ativo, para que não venhamos a clorar a piscina em excesso, ou utilizar uma quantidade muito grande auxiliares líquidos, pois desta forma, poderemos prejudicar a água da piscina, formando também espumas na água.
3 – Tratamento de Choque: Conhecido como supercloração é a aplicação de cloro em uma quantidade maior do que o comum. Geralmente feito com 14 g/m³ de Cloro Granulado.
4 – Prevenção de Algas: Com as medidas informadas no item anterior para cada tipo de piscina, aplique cloração de choque e Algicida.
5 – Equipamentos: Todos os equipamentos como bomba, temporizadores, robots de limpeza e sistemas de aquecimento devem ser desligados corretamente.
6 – Nível da Água: A linha de água deve ficar abaixo do skimmer com aproximadamente 50 cm. Com a baixa temperatura a água pode expandir e danificar componentes de plástico como skimmer ou os azulejos. O nível da água terá que ser checado com frequência, caso isso não seja possível, baixe o nível para mais de 50 cm.
7 – Esvaziar a Canalização: Este é um dos passos mais difíceis, porém o mais importante. Para fazer o correto esvaziamento deve-se utilizar a bomba de água, de ar ou a própria bomba da piscina. Caso a região tenha costume de nevar o ideal é usar o anticongelamento em todo o circuito da água, mas atenção nunca utilize o anticongelamento de carro, pois é corrosivo. Feche todas as entradas e saídas de água como, por exemplo, o ralo.
8 – Objetos: Retire todos os objetos de dentro da água como boias, flutuadores, brinquedos e outros.
9 – Dicas Importantes: Para evitar danos nos tijolos por causa do congelamento da água, utilize vasilhas plásticas ou garrafas pets cheias de água da própria piscina e deixe-as boiando. Este método é utilizado para que quando a água expandir por causa do congelamento a pressão seja aplicada nos plásticos e não nos tijolos.
10 – Cobertura: Existem algumas coberturas especiais para o inverno, que possuem maior resistência ao clima frio e sua utilização é importante para evitar que caiam lixos dentro da piscina e que o nível da água assim como seu equilíbrio seja alterado com a chuva. Em alguns casos é necessário fazer uma limpeza na cobertura evitando peso excessivo sobre a mesma, que pode ser causado pela neve ou chuva.
11 – Limpeza de equipamentos: Faça uma limpeza nos equipamentos de manutenção como bomba, motor e filtro. Ao terminar feche as válvulas.
Durante a hibernação da piscina, verifique o estado do nível de água, cobertura, canalização e equilíbrio da água com frequência.
Com o término da hibernação os procedimentos citados no passo a passo devem ser feitos de ordem inversa, começando pela limpeza dos equipamentos de manutenção e terminando com a limpeza e higienização da piscina.
Gostou de nossas dicas? Você já conhecia os procedimentos de cuidados da piscina, durante a hibernação? Tem alguma dica e quer compartilhá-la conosco? É só deixar nos comentários e logo mais responderemos. Até o próximo post!